sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

MARCIA TAUIL, SENHORA DOS PALCOS - JORNAL DO GUARÁ - 28jan12


MARCIA TAUIL – SENHORA DOS PALCOS!
Nascida a dois de dezembro – Dia Nacional do Samba -- de uma família de músicos, Márcia Tauil iniciou sua carreira no meio artístico como locutora de rádio e apresentadora de TV. Mas qualquer pessoa que a ouvisse poderia prever que ali, disfarçada sob o manto de uma outra profissão, havia uma cantora maravilhosa que simplesmente esperava a oportunidade de mostrar seu talento. E, como a Arte sempre acaba por revelar seu poder, Márcia é hoje uma estrela em ascensão, amplamente reconhecida pelos músicos e apreciadores da MPB que com ela convivem.  Natural de Guaxupé (MG), Márcia começou a cantar na adolescência e iniciou carreira solo em 1998, conquistando, desde o princípio, muitos admiradores e mestres da MPB, que prontamente reconheceram seu talento.  Cantora de timbre aveludado e ao mesmo tempo firme e preciso, Márcia Tauil conquista o ouvinte pela suavidade, doçura das interpretações e pela forma carismática com que se comunica com o público. Sua extensão vocal permite-lhe passar do mais grave ao agudo, de forma natural, dando a impressão de que tudo é muito simples de se realizar. É como se lhe colhesse flores do jardim de casa, para ofertar à pessoa amada! Se o “poetinha” Vinicius de Morais ainda aqui estivesse, diria que sua voz “é um doce balanço”. A participação em Festivais no Estado de São Paulo e de Minas Gerais rendeu-lhe diversos prêmios, quase sempre na primeira colocação, como compositora e intérprete. Gravou seu primeiro CD em 1999, intitulado "Águas da Cidade", pela Gravadora independente “Dabliú”. Um trabalho refinado, alegre, solto e ao mesmo tempo romântico e atual, com repertório bastante diversificado, de compositores como Chico Buarque, Djavan, Roberto Menescal, dentre outros.                                                                                                                      ELOGIOS DE GRANDES MESTRES
MÁRCIA TAUIL foi escolhida por Eduardo Gudin para divulgar suas composições em parceria com José Carlos Costa Netto (2003). Assim nasceu seu segundo CD, "Sementes no Vento", em que interpreta canções como “Verde”, “Paulista”, “O carnaval de cada dia”, dentre outras, muito elogiada pela crítica especializada. Esse CD foi lançado também no Japão pela gravadora “Ward Records”, em 2003, muito bem recebido pelo público japonês. Recebeu ainda o diploma de reconhecimento do Ministério da Cultura, Funarte e Un-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos), por sua participação no CD "Rios do Rio", interpretando a canção “Fábula do riacho” de Simone Guimarães e Cristina Saraiva, também muito elogiada pelo então Ministro da Cultura, Gilberto Gil. Ao lado do grande mestre ROBERTO MENESCAL, realizou algumas turnês pelos Estados de São Paulo e Minas Gerais interpretando, algumas canções gravadas em seu CD, além do repertório de bossa nova. Reconhecida no meio musical por sua bela voz e como promissor expoente da Música Popular Brasileira, aceitou convites de vários artistas, gravadoras e instituições para participação especiais em CD’s e programas de rádio e televisão.
A cantora paulista VÂNIA BASTOS foi sua parceira (2008/10) nos diversos shows nos Estados de São Paulo e de Minas Gerais. Em 2010, o reencontro de Márcia e Roberto Menescal aconteceu em Brasília (a convite de Márcia), por ocasião da gravação do programa “Talentos” da TV Câmara, que fez um apanhado sobre a carreira da nossa Estrela. No mesmo ano, estiveram juntos em mais dois shows comemorativos dos cinqüenta anos de carreira de Menescal, realizados em parceria com o Clube da Bossa Nova.
NOS BAILES DA VIDA
Márcia, moradora do Guará, é também professora de canto, começou cantando no Grupo musical da família, quando seu irmão -- tecladista e baixista -- percebeu que era afinada e assim ela entrou para a Banda de Baile OPPUS, fazendo a alegria de milhares de pessoas, embalou casais apaixonados, despertando nos jovens sobre a importância da cultura do País, através da nossa música, uma das melhores do mundo. Assim, Márcia é mais uma prova de que “todo artista tem de ir aonde o povo está”. No Teatro Guará, em 03.06.2011, todos tiveram a grande oportunidade de apreciar os belos tons e dons desta Estrela que já brilha com intensidade própria. Ao assistir o show da Márcia, no Terraço Shopping em maio/2011, notei que a platéia se comportava com muita admiração aos seus belos acordes vocais, transpondo naturalmente todas as escalas musicais do jeito nobre que lhe é tão peculiar e muito bem acompanhada pelo grande Roberto Menescal & Cia. A cada canção ouvia-se, “no silêncio” os suspiros emocionados do público, nos quais eu me incluo.  Marcia Tauil  ainda vai ser notícia no New York Times!!! Não há do que ressentir / Não há do que reclamar / Tem mais é que refletir / Quando há música no ar! (www.marciatauil.com.br).                                                                                                       

Um comentário:

  1. Spatial Art - Explore our Tithon Trekz Titanium
    Trekz is an artist that citizen titanium watch specializes in creating large artworks and creating new experiences for titanium tools the whole family. titanium wedding ring The Trekz Trekz Trekz: Collecting raft titanium & titanium wood stove

    ResponderExcluir